.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28


.posts recentes

. Manipulação Genética

. A EDUCAÇÃO E AS TIC

. Live Earth - Por um Desen...

. Linguagem Gestual

. POR UMA SOCIEDADE MAIS JU...

. Balanço Positivo

. Navegar Seguro

. Pesquisas na Net

. WebQuest

. Hot Potatoes

.Visitas

Online MBA programs that help students get ahead in their profession
Online MBA Programs

.Música

Sábado, 28 de Abril de 2007

Os Blogues no Ensino das Ciências Naturais

 

Os blogues, segundo Gomes & Lopes (2007) podem ser utilizados quer como recurso pedagógico, quer como estratégia pedagógica. Segundo os mesmos autores, ao utilizar um blogue como recurso pedagógico, o professor complementa as temáticas leccionadas com informação motivadora e actualizada. No entanto, o papel do aluno limita-se à leitura dos post, e ao comentário dos mesmos.

Mais interessante será a utilização do blogue como estratégia pedagógica, em que, o aluno já com um papel mais activo, individualmente ou em grupo, dinamiza o blogue, realizando actividades de pesquisa, selecção, análise e tratamento da informação e responsabilizando-se também pela sua publicação. Neste sentido, os alunos consolidam e actualizam os conhecimentos da disciplina, desenvolvendo em simultâneo competências quer ao nível da investigação quer ao nível informático.

Os blogues podem ser utilizados nas mais diversas áreas, podendo ser de grande interesse a sua utilização na área das Ciências. Formar cidadãos responsáveis, críticos, interventivos, preparados para participarem nas sociedades marcadas pela Ciência e Tecnologia é um dos grandes objectivos do Ensino das Ciências. Neste sentido a utilização de um blogue pode ajudar a cumprir esse grande desafio. São várias as temáticas na área das Ciências Naturais que poderiam conduzir à criação de blogues.

1 - No sétimo ano de escolaridade os alunos poderiam começar por investigar as características do nosso planeta e distingui-lo dos restantes planetas do Sistema Solar, apresentando os instrumentos utilizados na exploração espacial. Seria interessante a colocação de links a sites onde fosse possível ver imagens actualizadas e as informações mais recentes.

Em seguida investigar-se-ia a dinâmica interna e externa do planeta (sismos, vulcões, rochas…)

2 – No oitavo ano de escolaridade a temática central é a Sustentabilidade do Planeta. Aqui também podia ser de todo o interesse criar um ou vários blogues sobre seres vivos em vias de extinção, os seres vivos e o seu habitat, as relações entre seres vivos, as perturbações no equilíbrio dos ecossistemas (poluição, redução da camada de ozono, efeito estufa…), protecção e conservação da natureza.

3 – No nono ano de escolaridade a temática “Viver melhor na Terra” permitiria um leque muito alargado de possíveis investigações e debates que poderiam conduzir à construção de blogues de interesse individual e comunitário. A Educação Sexual, Saúde, Hábitos de Vida Saudável, Nutrição, Manipulação Genética são alguns assuntos que poderiam ser explorados e mostrarem-se de grande interesse.

Os blogues poderiam ser criados e dinamizados das  formas mais variadas mostrando a importância da Ciência e da Tecnologia na vida dos cidadãos, bem como o seu carácter dinâmico, estimulando o interesse dos jovens pelas Ciências, contribuindo para compreensão dos processos científicos e desenvolvendo-lhes a capacidade de aplicar conceitos científicos que lhes permitam tomar decisões de forma responsável.

 


publicado por kristina dyaz às 21:36

link do post | comentar | favorito
|

7 comentários:
De Daniela a 1 de Maio de 2007 às 07:32
Concordo. Os alunos devem ter ser um papel muito activo nas suas aprendizagens, só assim elas serão realmente significativas para os mesmos.
Mais importante que ser espectador, é importante que os alunos sejam os próprios actores!


De kristina dyaz a 5 de Maio de 2007 às 13:10
Fico contente com a tua visita. Já entrei no teu blog e também achei muito interessante as actividades que têm realizado para divulgar a cultura portuguesa, envolvendo os alunos e apaixonando-os pela cultura dos seus ascendentes. Parabéns.


De Prof. Maria João Gomes a 4 de Maio de 2007 às 09:25
Constato, pelo teu post , que já começas a perspectivas contexto e temáticas concretas onde poderás utilizar os blogues com alunos. O texto a que fazes referência, e outros que vos indiquei como possíveis leituras, talvez não abordem com profundidade uma outra perspectiva de possível utilização dos blogues. O seu uso em projectos abarcando várias áreas disciplinares. É uma perspectiva interessante... pensemos por exemplo que "resolvemos" implementar um blogue bilingue, em que a temática das postagens " é do âmbito das ciências mas a revisão dos textos é feita nas aulas de Língua Portuguesa e a sua tradução para Inglês e/ou Francês (por exemplo) é feitas nas aulas de língua estrangeira!


De kristina dyaz a 5 de Maio de 2007 às 13:14
Tenho procurado conhecer as vantagens pedagógicas da utilização dos blogs, webquests, visitas virtuais... A sugestão que me deu parece-me muito interessante para uma Área de Projecto para promover interdisciplinaridade e ao mesmo tempo desenvolver competências de navegação e exploração da web. Poderão ser futuros projectos!


De Prof. Maria João Gomes a 4 de Maio de 2007 às 09:30
Observação: Quando fazem referência a algum texto é conveniente referenciarem-no de forma completa no final do post . Deste modo, quem quiser "aferir" da veracidade da vossa interpretação ou simplesmente ler o texto que citaram ou referenciaram sabe como pode procurá-lo.

PS: Não se esquecem que podem reeditar os posts e alterá-los quando precisarem.


De kristina dyaz a 5 de Maio de 2007 às 13:17
Tem toda a razão, no entanto tinha algumas dúvidas de como colocar essa bibliografia porque achava que me faltavam alguns dados.
Terei o cuidado de a completar.


De kristina dyaz a 5 de Maio de 2007 às 13:17
Tem toda a razão, no entanto tinha algumas dúvidas de como colocar essa bibliografia porque achava que me faltavam alguns dados.
Terei o cuidado de a completar.


Comentar post

.kristina dyaz

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds