.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28


.posts recentes

. Manipulação Genética

. A EDUCAÇÃO E AS TIC

. Live Earth - Por um Desen...

. Linguagem Gestual

. POR UMA SOCIEDADE MAIS JU...

. Balanço Positivo

. Navegar Seguro

. Pesquisas na Net

. WebQuest

. Hot Potatoes

.Visitas

Online MBA programs that help students get ahead in their profession
Online MBA Programs

.Música

Sábado, 12 de Maio de 2007

Estratégias de trabalho orientado na web – as “Caças ao Tesouro”

 

Segundo Praia & Cachapuz (1998) existe uma insatisfação em relação à imagem de Ciência que professores e alunos frequentemente perfilham, o que justifica a necessidade de reconstruir a articulação entre a Filosofia da Ciência e o Ensino das Ciências. Estudos de carácter epistemológico, referenciados pelos mesmos autores, evidenciam a urgência dos professores reestruturarem a sua concepção de Ciência.

Torna-se necessário que haja alterações nas metodologias e estratégias do ensino das Ciências de forma a que a educação científica conduza à compreensão dos processos científicos e desenvolva, nos alunos, a capacidade de aplicar conceitos científicos que lhes permita tomar decisões acerca do mundo natural e das mudanças resultantes da actividade humana, preparando-os para participarem nas sociedades marcadas pela Ciência e Tecnologia.

Motivar os alunos é fundamental, pelo que uma possível estratégia pode ser a utilização de uma “Caça ao Tesouro” na Web, a qual consiste em utilizar a informação disponível na web, no sentido de que o aluno responda a um conjunto de questões que em conjunto lhe permitirão responder a uma questão mais complexa que é o “Tesouro”.

Desta forma permite que a aula seja diferente, desenvolvendo-lhes a curiosidade científica e a competência de pesquisa, selecção e síntese de informação relevante.

A “Caça ao Tesouro” deve possuir:

- Introdução, na qual se faz a apresentação e contextualização da “grande questão” e onde são clarificados os objectivos, os passos e etapas a percorrer, bem como deve ser apresentada a resposta à “grande questão”;

 - Grande questão, que é uma questão de grande complexidade e consiste no tesouro a alcançar;

- Questões parcelares que facilitam e orientam a pesquisa de informação. A articulação das respostas a estas questões permitirá chegar ao “Tesouro”;

- Recursos permitem responder às questões parcelares. Poderão ser apresentados em conjunto ou organizados parcelarmente para responder a cada questão.

A utilização adequada de uma “Caça ao Tesouro” conseguir-se-á uma aula diferente onde o aluno terá papel fundamental na construção do conhecimento, podendo tornar-se motivador e estimulante.

 

Referências Bibliográficas

Praia, J. & Cachapuz, A. (1998). Concepções epistemológicas dos professores portugueses sobre o trabalho experimental. Revista Portuguesa de Educação, 11 (1), 71-85.

 

sinto-me:

publicado por kristina dyaz às 14:32

link do post | comentar | favorito
|

.kristina dyaz

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds