. Live Earth - Por um Desen...
. POR UMA SOCIEDADE MAIS JU...
. WebQuest
Frequentemente constatamos que os nossos jovens não têm hábitos de leitura e parece-nos que passam demasiado tempo a ver televisão, a jogar playstation ou a navegar na Internet.
Os tempos mudaram e as estratégias de motivação das crianças e jovens também têm que ser outras. Potenciar os recursos é o objectivo. Neste momento eles têm à disposição uma enorme quantidade de informação que nós não tínhamos e só precisam aprender a seleccioná-la.
Infante (2007) refere que, neste momento, os livros estão muito mais acessíveis para quem os quiser ler ou até ouvir, sejam eles grandes clássicos ou os mais recentes best-sellers internacionais.
Segundo a mesma autora, é possível fazer uma visualização de alguns capítulos da obra, ou parágrafos mais relevantes e, alguns casos, aceder à obra completa. Por vezes aparecem em formato .zip para cópia para o PC.
Essas obras estão disponíveis através de motores de busca como httt://books.google.com, www.gutenberg.org, www.opencontentalliance.org, http:search.live.com, www.wikibooks.org.
Existem também algumas bibliotecas digitais portuguesas que podem ser de grande utilidade para os estudantes e investigadores como por exemplo a Biblioteca Nacional Digital (http://bnd.bn.pt) que agrega os conteúdos digitalizados da Biblioteca Nacional ou a Biblioteca do Conhecimento On-Line (www.b-on.pt) que reúne em suporte electrónico as principais editoras de revistas científicas internacionais.
Neste sentido parece-me que as nossas crianças e jovens só precisam que os educadores os orientem pois a navegação pode levá-los a bom porto.
Referência Bibliográfica: Infante, I. (2007). A Biblioteca Universal da Internet. Exame Informática, 141, 100-101. www.exameinformatica.pt
. Blogues dos colegas
. Visitas Virtuais
. Parque Nacional Peneda Gerês
. Geologia
. Webquest
. Educação
. Saúde
. Protecção da Natureza
. Fotografias
. Olhares