.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28


.posts recentes

. Manipulação Genética

. A EDUCAÇÃO E AS TIC

. Live Earth - Por um Desen...

. Linguagem Gestual

. POR UMA SOCIEDADE MAIS JU...

. Balanço Positivo

. Navegar Seguro

. Pesquisas na Net

. WebQuest

. Hot Potatoes

.Visitas

Online MBA programs that help students get ahead in their profession
Online MBA Programs

.Música

Domingo, 10 de Junho de 2007

Hot Potatoes

Perante o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, um dos desafios é colocá-las ao serviço da Educação, contribuindo para o sucesso educativo dos nossos alunos.

O Programa Hot Potatoes é um conjunto de seis ferramentas, desenvolvidas pela equipa da University of Victoria CALL Laboratory Research and Development, que possibilitam a elaboração de seis tipos básicos de exercícios interactivos, utilizando páginas da web. A interactividade dos exercícios é obtida através do uso de JavaScript. O código do Java, em Março de 2007 ficou disponível para todos, permitindo criar aplicações, alterar o código-fonte de aplicações ou integrar linhas de código noutras aplicações que não tenham o código Java.

No entanto, no programa Hot Potatoes, apesar do JavaScript ser utilizado na construção dos exercícios, a vantagem é que não é necessário saber JavaScript para utilizar as aplicações.

Neste sentido é possível elaborar materiais interactivos, de interesse e validade actual, óptimos para utilizar nas aulas de Ciências Naturais.

O programa é formado por seis módulos – cinco de criação e um de compilação:

JCross – onde se podem elaborar palavras cruzadas;

JMix – ordenação de palavras de uma frase;

JCloze – cria exercícios de texto lacunar (texto com espaços em branco para preencher;

JQuiz – questionários de escolha múltipla, de selecção múltipla, verdadeiro/falso, ou de resposta curta;

JMatch – associação de pares ou ordenação de frases;

The Masher – compila os ficheiros de diversos exercícios e cria uma página de índice com ligações para cada um dos ficheiros.

A utilização deste programa tem imensas vantagens, pois todos eles estão projectados para que quase todos os elementos das páginas possam ser personalizados e se perceber de HTML ou JavaScript, pode alterar tudo o que deseje, nos exercícios ou no formato de página web.

Tem também a vantagem de ser interactivo e o aluno poder receber feed-back do trabalho que realizou, o que, normalmente, é muito motivador para o aluno.

O professor poderá também receber um relatório do desempenho do aluno.

Para quem trabalha numa instituição educativa sem fins lucrativos, poderá utilizar o Hot Potatoes, sem quaisquer encargos. Nesse site, para além de poder fazer o download do ficheiro, também encontra um ficheiro de apoio que pode ser muito útil.

Existem outros programas que permitem criar puzzles, jogos com sons, palavras cruzadas – http://webardora.net , ou legendar imagens – http://educalim.com/ .

Como se pode verificar, o importante é mantermo-nos actualizados e colocarmos as tecnologias ao serviço da Educação, com certeza ajudar-nos-ão a contribuir para o sucesso dos nossos alunos.

 

sinto-me:

publicado por kristina dyaz às 19:24

link do post | comentar | favorito
|

.kristina dyaz

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds