.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28


.posts recentes

. Manipulação Genética

. A EDUCAÇÃO E AS TIC

. Live Earth - Por um Desen...

. Linguagem Gestual

. POR UMA SOCIEDADE MAIS JU...

. Balanço Positivo

. Navegar Seguro

. Pesquisas na Net

. WebQuest

. Hot Potatoes

.Visitas

Online MBA programs that help students get ahead in their profession
Online MBA Programs

.Música

Segunda-feira, 18 de Junho de 2007

Balanço Positivo

Em 2003, a Organização das Nações Unidas instituiu a década 2003-2013 como a “Década da literacia”, mas para tal é preciso que se faça uma alfabetização científica e tecnológica de todos os indivíduos, uma vez que assistimos, no século XXI ao desabrochar de uma sociedade completamente marcada pela Ciência e Tecnologia.           

Enquanto educadores somos instigados a lidar com questões técnico-científicas que terão impactes extraordinários na sociedade e na vida de cada cidadão. Neste sentido, é fundamental que acompanhemos a sua evolução de forma a podermos ajudar os nossos alunos, utilizemos estratégias e recursos actuais e motivadores e ao mesmo tempo, consigamos falar a "mesma linguagem".

Ao longo deste segundo semestre, na disciplina de Educação e Tecnologias Multimédia muitos foram os conteúdos, metodologias e estratégias que para mim constituíram uma novidade. Já tinha feito formação contínua na área e tenho consciência que só explorando se consegue desenvolver competências na área das TIC, mas sem dúvida, há uns meses atrás nada sabia sobre Blogs, WebQuest, Hot Potatoes e até em Power Point consegui desenvolver competências.

Mas como só fazendo se descobrem as dificuldades, a elaboração da WebQuest foi muito interessante. A escolha do tema, a pesquisa e selecção dos sites, o aspecto visual, a elaboração da tarefa, tudo isso exige preocupação, no entanto pode ajudar a implementar uma aula diferente e motivadora, onde os alunos podem desenvolver competências de pesquisa, selecção e organização de informação e ao mesmo tempo adquiram e compreendam os conteúdos programáticos.

Não se trata apenas de inovação, trata-se, sobretudo de ir ao encontro dos interesses dos nossos alunos e de lhes desenvolver o gosto pela aprendizagem, ensinando-os a utilizar toda a informação que têm ao seu dispor.

sinto-me:

publicado por kristina dyaz às 12:24

link do post | comentar | favorito
|

.kristina dyaz

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds