.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28


.posts recentes

. Manipulação Genética

. A EDUCAÇÃO E AS TIC

. Live Earth - Por um Desen...

. Linguagem Gestual

. POR UMA SOCIEDADE MAIS JU...

. Balanço Positivo

. Navegar Seguro

. Pesquisas na Net

. WebQuest

. Hot Potatoes

.Visitas

Online MBA programs that help students get ahead in their profession
Online MBA Programs

.Música

Domingo, 18 de Março de 2007

A Escola e a Sociedade de Informação

 

 

 

            Numa época onde o conhecimento aumenta a um ritmo acelerado, os meios para lhe acedermos são cada vez mais eficazes e diversificados. Crianças, jovens e adultos passam horas a ver televisão, a utilizar computadores e telemóveis, a navegar na Internet, tendo facilmente acesso à informação.

            Neste sentido, novos desafios se colocam à Escola, pois não poderá ficar indiferente a estas mudanças, pelo contrário, precisa aprender a utilizar as novas fontes de informação como uma mais-valia.

            Uma dessas fontes, a Internet, apresenta uma multiplicidade de utilizações que, se explorada adequadamente pode tornar-se, para alunos e professores, como verdadeira fonte de conhecimento.

            Um dos serviços da Internet que tem tido grande receptividade são os “weblogs”, ou de forma mais abreviada, os “blogs”, páginas da Web, que se pressupõe que sejam actualizadas com frequência, colocando mensagens, que se designam “posts”, apresentadas de forma cronológica.

            Os blogues, uma vez que são de fácil utilização, podem ter diversas utilizações pedagógicas: podem tornar-se um espaço de acesso a informação especializada, disponibilizando informação aos alunos; o próprio professor da disciplina pode disponibilizar informação importante, conteúdos das aulas, materiais, textos e sites a consultar; podem utilizar-se como portfólio digital para organizar e apoiar as aprendizagens, ou servir como instrumento de avaliação; podem apresentar-se como espaço de intercâmbio e colaboração entre Escolas, permitindo a partilha e debate de experiências, tornando-se um espaço de integração e desenvolvimento pessoal e social.

            Desta forma, torna-se importante que os docentes, utilizando as novas tecnologias, vão ao encontro dos interesses dos alunos e lhes desenvolvam competências que os preparem para que, de forma autónoma, respondam aos desafios do século XXI.

 

 

 


publicado por kristina dyaz às 19:25

link do post | comentar | favorito
|

3 comentários:
De Daniela a 25 de Abril de 2007 às 08:54
Olá Kristina!
Tenho participado no blogue de um colega desse mesmo mestrado (Carlos) e enquanto "navegava" um pouco no seu blogue dei uma espreitadela no teu e gostei muito deste teu post. Eu também tenho um blogue (www.novaeralusitana.blogs.sapo.pt) que estou a desenvolver com as minhas turmas do 4.º ano. Essas turmas têm aulas de Língua e Cultura Portuguesas comigo, dado que os seus pais são emigrantes e neste momento estão a viver perto de Lausanne. Recorri ao blogue como estratégia pedagógica e, embora o tempo não seja muito penso que esta estratégia começa já a dar frutos. Os alunos possuem um melhor conhecimento sobre Portugal, visitam mais sites de Língua Portuguesa, começam a manifestar uma enorme vontade em escrever textos em português para publicar no blogue.


De kristina dyaz a 25 de Abril de 2007 às 14:10
Fiquei muito lisonjeada com o comentário. Gostava muito que o meu blogue fosse visitado pelos teus alunos.


De douglas a 5 de Junho de 2011 às 21:20
vc copiou este texto de maria lucia de arruda aranha


Comentar post

.kristina dyaz

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds