.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28


.posts recentes

. Manipulação Genética

. A EDUCAÇÃO E AS TIC

. Live Earth - Por um Desen...

. Linguagem Gestual

. POR UMA SOCIEDADE MAIS JU...

. Balanço Positivo

. Navegar Seguro

. Pesquisas na Net

. WebQuest

. Hot Potatoes

.Visitas

Online MBA programs that help students get ahead in their profession
Online MBA Programs

.Música

Segunda-feira, 9 de Abril de 2007

Blogando

Explorando a Blogosfera ficamos impressionados com a diversidade de recursos que os blogues possuem e com as potencialidades pedagógicas que os mesmos manifestam. De acordo com Gomes & Silva (2006:292) a terminologia em torno dos blogues tem-se diversificado, variando de acordo com aspectos tecnológicos e a linguagem mediática utilizada – como por exemplo os moblogs, os fotoblogs, os vídeo-blogs – e de acordo com as temáticas – por exemplo os warblogs, os cineblogs, os travelblogs.

            Também a Educação pode e deve explorar a blogosfera utilizando-a para divulgar actividades escolares curriculares e extra-curriculares, bem como utilizando os blogues quer como recurso pedagógico, quer como estratégia pedagógica. Gomes & Silva (2006:294) apresentam quatro benefícios da utilização de blogues pelos alunos em contextos escolares, identificados por Ferding & Trammel (2004), como sejam: “1 – o uso de blogues ajuda os alunos a tornarem-se peritos nas temáticas conteudais dos blogues; 2 – os blogues aumentam o interesse dos alunos e o seu sentimento de ownership em termos de aprendizagem; 3 – o uso de blogues dá aos alunos oportunidades legítimas de participarem em comunidades de prática; 4 – o uso de blogues cria oportunidades para os alunos contactarem com uma maior diversidade de perspectivas, quer ao nível do interior quer ao nível do exterior da sala de aula”.

            Sem dúvida, os blogues tornam-se num espaço privilegiado de reflexão e publicação de informação, tendo os alunos a vantagem de receber feed-back das suas publicações, o que pode ser extremamente estimulante.

sinto-me:

publicado por kristina dyaz às 20:04

link do post | comentar | favorito
|

.kristina dyaz

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds